COMO VIVER O AMOR DENTRO DA FAMILIA

O AMOR


Amar é sempre ser vulnerável. Ame qualquer coisa e certamente seu coração vai doer e talvez se partir, mas no final você receberá a recompensa. O homem sem amor é como um sino que retine: Sem amor podemos até entregar o nosso corpo para ser queimado no meio de uma fogueira, em praça pública, ainda assim, nada seremos (1 Co 13:1-8).
Imagine você em um mundo onde as pessoas não têm amor, onde amar, sentir, chorar, ou ter emoções é proibido. Um mundo onde as pessoas vivem como robôs, elas não tem sentimentos e vivem como se estivessem anestesiadas, sem se importar com as dores dos outros, não se importa, se elas têm o que comer ou vestir. Se estiverem doentes ou já morreram. Se, moram em um palacete ou debaixo de uma ponte. Se, vivem ou vegetam. Se, Estão alegres ou tristes. Enfim não se importam com nada ao seu redor. Para muitos é impossível um mundo assim, mas não vamos muito longe ou a outros países chamados de primeiro mundo, para encontrarmos estes robôs que existem nas grandes metrópoles (cidades) do nosso país (Brasil).
Andando pelas ruas o que encontramos? Não são pessoas deformadas pela sociedade, alheia a todos os problemas, e o povo cristão não está ajuntando-se a esta sociedade.

O QUE FAZEMOS PARA TIRAR DAS RUAS DO NOSSO PAÍS, CRIANÇAS, JOVENS E ADULTOS ENVOLVIDOS PELAS AS DROGAS E PROSTITUIÇÃO? APELAMOS PARA OS ÓRGÃOS DO GOVERNO OU TOMAMOS INICIATIVA PARA TERMOS UMA SOCIEDADE COM UM CARÁTER CRISTÃO.

Não adianta construir presídios, casas de recuperação, ou darmos um prato de sopa, o que sociedade cristã deve fazer é, começar dentro de casa com lições bíblicas ensinando os princípios básicos da lei que Deus deixou para reger a família sagrada. “Instrui o menino no caminho em que deve andar, e a quando ele crescer não se desviará dele Pv 22:6”. É uma tarefa difícil, mas recompensadora, sou pai de cinco filhos e crie-os dentro do evangelho, mesmo que seja careta para muitos foi o método mais prático que encontrei numa época em que havia todos os tipos de engano que há hoje, havia muitas facilidades nos anos oitenta e como pai era minha responsabilidade guarda o bem maior que era um legado para minha família. Nunca os tranquei em quartos escuros, não os proibia de vê televisão, não bati neles a única coisa que fazia, era ensiná-los o caminho da verdade de Deus.
Lembro-me que no dia que não havia culto na igreja, eu os ajuntava e fazia o nosso culto em casa, um lia a bíblia, outro cantava e assim por diante. Resumindo são todos homens feitos (Já passaram dos trinta) e nunca se envolveram com os engodos desde mundo de fantasia, e por quê? Porque eles aprenderam que para viverem no mundo real é preciso aprender em casa. Não devemos esquecer que nossos filhos são os bens maiores que temos por isso vale apenas investir neles.
A educação é primordial seja ela da parte do ensino secular ou da parte celestial as duas andam juntas, quando há separação a conseqüência é tristeza e sofrimento. Quantos de nós não vemos nos noticiários jovens com bons estudos seculares envolvidos com drogas, prostituição e outras coisas mais. A culpa estar em quem? Nos pais, na sociedade, no governo ou nos engodos do mundo.
Claro que não estamos procurando um culpado e sim, a solução para os pais, a sociedade, e o governo. No meio de muitos pais que perderam seus filhos para as drogas e outros sentidos que a vida os levou, a melhor maneira atual é buscar auxilio nas escrituras sagradas de onde vem a formula para solução.

Minha Família Um Presente de Deus

É claro que muitos pais hoje só conheceram esta verdade depois que seus filhos já estavam dentro do poço, não tiveram o privilégio de criarem seus filhos no berço da igreja, e estão passando por grande dificuldade para regatarem seus filhos queridos, recorre dali, recorre daqui a uma busca alucinada, través como recompensa por não ter dado o melhor de si para os filhos... Mas eu dei o meu melhor de mim para o meu filho, você deve estar dizendo para si mesmo já que não pode me dizer.
Será que você deu o seu melhor para seu filho? Sim, dei bons estudos, você responde onde estiver lendo este livro. Que bom, mas os ensinamentos de Deus?
Certo homem deu de tudo para seu filho, estudo, casa e os seus ensinamentos que aprendeu ao longo da sua vida de fracasso, quantas vezes levou seu filho para os bares da vida como que querendo ensinar-lhe tudo que aprendeu em lugares de palavrões, orgias, bebedices e prostituição. Quando o jovem cresceu o que tinha para ensinar a seus filhos? Poderia ele reclamar por viverem nestes lugares? Poderia ele proibi que não usasse drogas, bebidas alcoólicas, ou mesmo se enveredar por caminho de morte, de presídio, ou casa de recuperação. Pense...
Muitos de nós fomos criados em uma cidade pequena do interior onde conhecíamos a todos, e educados por nossos pais, que ao passar por uma pessoa mais velha nós o complementasse, claro que o mundo mudou, sim, mudou, mais para pior.
Na humanidade falta amor, o respeito pela vida, os princípios de amar agora é careta, os jovens já não respeitam os mais velhos, já os tratam como tios e coroa e por ir a diante.
Ao vê através dos noticiários de rádios e tvs, ficamos tristes com tanta falta de amor entre as pessoas, às campanhas para que as pessoas doem sangue e seus órgãos para salvar uma vida não tem acontecido, (você sabia que há uma grande fila de espera por um órgão?), mais onde está o amor entre as pessoas, quem não dar não recebe, essa é a lei, quem não ama não será amado. Esse mundo em que vivemos “a palavra amiga” tornou-se efêmera, já que usamos normalmente, só para tirar algum proveito daquele (a) que possa nos servir, logo nos esquecemos dele (a) mais ou menos como uma coisa descartável, amigo se pronuncia com voz de hipocrisia. Se pudéssemos ter um detector de mentiras (polígrafos) certamente os grafotécnicos (os ponteiros) enlouqueceriam de tantas mentiras, e todas as vezes que pronunciássemos a “palavra amiga” com nossos colegas de trabalho, de escola, dentro de nossa própria casa ou na rua, como giraria os ponteiros do detector?... Pense...
O homem perdeu a capacidade de amar, de sentir, e de ser correto. Ele se tornou egocêntrico, egoísta, ou melhor, zumbis. Vive sobre o efeito de uma droga chamada (eu posso, eu tenho, eu faço somente eu, os outros não existem). Com isso as pessoas desde pequenas são treinadas pela as escolas deste mundo a alcançarem os seus Minha objetivos, custe o que custar, sem nenhum escrúpulo. Mesmo que as outras venham sofrer, não importa, o que realmente importa é que elas vão conseguir.
O homem sem amor é como a vida sem o oxigênio, sem o ar não existe vida, sem amor o homem não existe. O que o homem precisa saber é que sem a essência do amor não poderá sentir, amar, ou fazer outras coisas que são contrárias a este. Sem esses ingredientes a palavra amor tornasse em um mero ato de hipocrisia, a pergunta é porque vivemos?
Muitos talvez não saibam como responder, mas é claro e as evidências são muito claras, que vivemos com um firme propósito de dar continuidade ao plano divino, o poder de sentir, de amar, e isso tornasse tão essencial como o nosso respirar. O amor foi um prova que Abraão demonstrou diante de Deus quando ofereceu o seu filho, encontra partida o próprio Deus ofereceu o seu. Numa forma clara de nos mostrar o seu amor. O homem sendo usado por esta droga, o narcótico do egoísmo, da perversidade, do ódio que traz com ela a vingança e que leva a melancólica depravação moral, assim, anestesiado passa a não sentir nada e forma uma sociedade onde impera o terror, o medo, e algo mais.
O homem precisa tomar logo o antídoto que é Jesus, uma dose fortíssima contra essa droga. Nesse antídoto encontramos a verdadeira substância chamada amor, só amando é que temos uma sociedade pura lavada com o sangue do cordeiro, ai então deixa de ser esse robô-mens. Pois se os homens continuar a destruir o seu semelhante, ao invés de ajudá-lo vai ser muito difícil sobrar algum deles para contar a historia...

Minha Família Um Presente de Deus


O AMOR EM FAMÍLIA

A família é uma das mais antigas instituições da raça humana. Ela é a única instituição criada por Deus antes da entrada do pecado no mundo (Jardim do Éden). O homem como criatura criada por Deus foi e é a mais distinta obra de toda história, mas, diz a sua palavra, que ele estava só. “Então disse Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjuntora que esteja diante dele” (Gn 2:18). Assim Deus fez uma mulher com as mesmas características do homem, e uma coisa mais, mais muito mais sublime. Que é o direto de procriar, e junto com o homem propague o gênero humano e isso só é possível através da família.

Mas temos nos dias de hoje muitos elementos corruptores que agem contra a família. Por isso Deus deixou os princípios vitais para a manutenção desta família, esses princípios dão o equilíbrio necessário na sua preservação. Um dos princípios é a união entre homem e a mulher, mediante o casamento (ou matrimonio). Esse é um dever tanto do homem como da sociedade, para se ter uma família indissolúvel. Quando lemos a bíblia à responsabilidade de administrar bem a família, começa pelo o pai e depois segue pela a mãe, cada um cumprindo o seu papel.

Nos dias atuais vemos as mulheres fazendo este papel e muito bem! Esse princípio Deus instituiu na vida do primeiro casal como regra de doutrina familiar. A vida do casal deve apóia-se no amor, com um fundamento sólido dentro do relacionamento conjugal (Ef 5:22-33). “Vós, mulheres, submetei-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o Salvador do corpo. Mas, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres o sejam em tudo a seus maridos. Vós, maridos, amai a vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, a fim de santificá-la, tendo-a purificado com a lavagem da água, pela palavra, para apresentá-la a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem qualquer coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Pois nunca ninguém aborreceu a sua própria carne, antes a nutre e preza como também Cristo à igreja; porque somos membros do seu corpo. Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e se unirá à sua mulher, e será os dois uma só carne. Grande é este mistério, mas eu falo em referência a Cristo e à igreja. Todavia também vós, cada um de per si, assim ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie a seu marido”.

Um lar cristão que é regido com amor não há lugar para os ciúmes, agressões físicas, atitudes frívolas ou palavras grosseiras. O que deve haver é respeito mutuo, já que ambos pelo casamento tomam-se uma só carne. No livro de Gênesis lemos que Deus reuniu homem e mulher, dando ênfase o que deveria existir entre ambos. O homem teria que deixar sua casa, sua família para unir-se a uma mulher tornando-se um só carne. O Senhor Jesus chamou atenção a esse respeito (Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, e casar com outra, comete adultério; [e o que casar com a repudiada também comete adultério. Mt 19:9).

Minha Família Um Presente de Deus

O AMOR DO CHEFE DE FAMÍLIA.

Quando falamos de amor, a primeira idéia que nos vem à memória é o amor do homem por sua família, (o quinto mandamento enfatiza a santidade, a pureza, e o valor da vida em família), e como exemplo: Notamos o pai daquele jovem, que mesmo com todas as desqualificações de seu filho, não deixou de amá-lo. Tinha ele gastado todo o dinheiro que lhe coube na partilha dos bens, (nada mais justo), por isso amar é não olhar os defeitos dos filhos, e sim compreender seus erros.
A educação dos filhos é uma tarefa árdua e alguns casais já pensam em não tê-los porque acreditam ser muito trabalhoso e pouco recompensador. Contudo a bíblia nos diz que eles são herança do Senhor, (são benção e não maldição), muito pais estão delegando as responsabilidades aos professores, as babás, e aos meios de comunicação, permitindo que eles permaneçam durante horas em frente à televisão ou ao computador. Elas nem sabe o que é um culto domestico, assim estão crescendo sem o conhecimento da palavra e o que é pior, sem amá-la.
Os pais têm um papel fundamental para a criação dos filhos que ao crescerem levam consigo os seus legados de bons exemplos, tornando a sua família um alto refugio com segurança, você já pensou em ter uma família assim? Pense, na hora do jantar sentado à mesa com os seus queridos, você se mostra interessado pelo que seu filho fez durante o dia, o seu filho é claro, sentindo está confiança mostrar-se, ou se sente empolgado e conta o que aconteceu na sua vida durante o dia inteiro, e isso o reanima para enfrentar mais um dia, ele sabe que em seu lar há paz, amor e compreensão e se ele vier a ficar doente sabe que pode contar com seu pai e sua mãe para cuidá-lo.
Chega até pensar como serão esse dia, os pais se revezando ao lado de sua cama durante a noite. Assim, sabedor que pode receber conselho e apoio. Sente-se seguro não importa o que vai acontecer ou está acontecendo no mundo lá fora, o que importa é que ele tem uma família feliz. Ao crescer normalmente casa-se então constroem suas próprias famílias, ai passa a seguir os passos dos pais passando aos seus filhos o que aprendeu com eles, e passam a ter uma família tão feliz como a que nasceu e foi criado. Passam a zelar pelos pais agora idosos, que por sua vez se alegram com a companhia dos netos.
Para se ter uma família feliz, deve existir entre pais e filhos um amor que gere segurança entre si, não existindo este convivo diário o lar fica em pedaços e refazê-lo é muito difícil, pois o diabo desde o começo quer destruir tudo o que Deus criou, semeando discórdia entre marido e mulher, pai e filho.
O que ele quer na verdade é impedir que no lar reine a paz que o Senhor tem nos dado. Da mesma forma como ele agiu no jardim do Éden, ele quer agir no nosso lar.
No jardim reinava a paz e a presença de Deus, ele foi de mansinho e destruiu aquele lar, assim ele quer entrar no lar cristão para tirar a paz. Infiltrar-se com um único pensamento, desfazer uma beleza sagrada que o Senhor deixou para nós. O lar.
Quando Deus constituiu a família de Abraão, de Isaque e de Jacó. Em especial a de Jacó, a palavra chave era que ficasse juntos e unidos, numa perfeita paz em seu lar.
Assim, pensamos o que é mais importante na nossa vida? Não é o nosso lar? E porque vamos deixar que o diabo destrua se pode lutar por aquilo que acredita durante toda a vida, mesmo que custe um pouco de sacrifício, vale a pena não é?...
A família é uma instituição estabelecida por Deus. Que na sua infinita sabedoria deu tarefas especifica para cada membro: Os maridos devem amar suas mulheres como Cristo amou a sua igreja. Esse amor deve ser sincero, puro e constante, apesar de todas as falhas que ela tem, também estão incluídos segurança, proteção e provisão para as necessidades espirituais e domésticas.
O amor à esposa é de grande importância para ter-se uma família de acordo com o plano de Deus. Segundo o apóstolo Paulo, os maridos devem amar suas mulheres, como a si mesmo. (Assim devem os maridos amar a suas próprias mulheres, como a seus próprios corpos. Quem ama a sua mulher, ama-se a si mesmo. Ef 5:28; Vós, maridos, amai a vossas mulheres, e não as trateis asperamente. Cl 3:19).
Quando Deus criou o homem o fez a sua imagem e semelhança, deu-lhe domínio sobre tudo que se moviam debaixo das águas e sobre a terra. Desta forma ele estava com poderes sobre tudo e até sobre os anjos descaídos. Plantou um jardim e o pôs lá, fez brotar da terra plantas e ordenou que estas dessem frutos para que deste ele se alimentasse, ele não precisava trabalhar para viver, pois Deus cuidava dele. Mas Deus estabeleceu regras, e o homem desobedeceu. Foi então que Deus os reuniu (homem e mulher), dando-lhe ênfase ao que deveria existir entre ambos, “E disse: Portanto deixará o homem sua casa e apegasse-a a sua mulher e serão ambos uma só carne” Gn 2:24.
A família foi instituída na terra com base na moral e com ética no meio de um mundo depravado, é comum vermos nos dias de hoje nos tribunais, filas e mais filas de casais a espera de uma assinatura do juiz para se separarem devido à incompatibilidade de gênio entre ambos. Lutaram tanto para casar, mas não souberam resistir às artimanhas e barreiras que o diabo armou para eles.
A família deve cumprir seu papel de vital importância na sociedade humana, já que no decorrer dos tempos há histórias de famílias que cumpriu seu papel, ajudando a construí uma sociedade perfeita neste mundo corrompido.
ALGUNS MARIDOS QUE AMARAM SUAS ESPOSAS.
Isaque amou a Rebeca. “e conduziu-a até a tenda de Sara, sua mãe, ali a tomou, e esta lhe foi por mulher. Ele a amou: Assim foi Isaque consolado depois da morte de sua mãe”.

O amor de Jacó por Raquel foi de grande valia. “que por amor a Raquel, serviu quatorze anos; e estes lhe pareceram como poucos dias, pelo muito que a amava”.

Do amor do Rei Assuero pela rainha Ester. “este, amou a Ester mais do que todas as mulheres, e alcançou perante ele favor e benevolência mais do que todas as virgens; pôs-lhe na cabeça a coroa real, e a fez rainha em lugar de vasti”.

Do amor de Salomão por suas esposas. Ainda que este contexto seja errado, pois nos dias atuais não é permitido entre o sacerdócio santo que um homem tenha mais que uma esposa, ele as amou e diz: “As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios afogá-lo; ainda que alguém desse todos os bens da sua casa pelo amor seria de todo desprezado”.

A segunda idéia é o amor das mães por seus filhos, como exemplo: Vemos o amor de Hagar por seu filho. “E foi-se, e assentou-se em frente, afastando-se a distância dum tiro de arco; porque dizia: Que não veja eu morrer o menino, e assentou-se em frente, e levantou a sua voz, e chorou.”

Da mãe de Moisés. “Não podendo, porém, mais escondê-lo, tomou uma arca de juncos e a betumou com betume e pez; e pondo nela o menino, o pôs nos juncos à borda”.

Da mãe de Samuel. “E sua mãe lhe fazia uma túnica pequena, e de ano e ano lhe trazia, quando com seu marido subia a sacrificar o sacrifício anual”.

De Rispa pelos seus filhos. “Davi os entregou na mão dos gibeonitas, os quais os enforcaram no monte, perante o Senhor; e os sete caíram todos juntos. Foi nos primeiros dias da sega que foram mortos, no princípio a sega da cevada. Então Rizpa, filha de Aías, tomando um pano de cilício, estendeu-o para si sobre uma pedra e, desde o princípio da sega até que a água caiu do céu sobre os corpos, não deixou que se aproximassem deles as aves do céu de dia, nem os animais do campo de noite”
.
Daquela mãe que preferiu dar seu filho a outra para não vê-lo morrer pela espada do Rei Salomão. “Mas a mulher, cujo era o filho vivo, falou ao rei, e disse: Ah! Senhor meu, daí o menino vivo para ela, e de modo algum o mates. Porém a outra dizia. Que não seja nem meu nem teu; antes seja dividido ao meio”.

Da mãe Sunamita. Que recebeu seu filho em estado de coma e permaneceu com ele até que o profeta orar-se a Deus e este lhe restitui-se sua vida “E ele o tomou, e o levou à sua mãe; e esteve sobre os seus joelhos, até o meio dia e morreu.”

Da mãe Cananéia. “pode uma mulher esquecer-se de seu filho de peito, de maneira que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta se esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti”.
Da própria mãe do Senhor Jesus “Maria” ao protegê-lo da fúria do rei Herodes e em outras ocasiões.
A terceira idéia é o amor do pai por seus filhos, exemplos: De Labão. “Também não me permitiste beijar os meus filhos e as minhas filhas. Loucamente, pois agora andaste, fazendo assim”.

De Jacó. “E levantaram-se todos os seus filhos e todas as suas filhas, para o consolarem; ele, porém, recusou ser consolado, e disse: Na verdade, com choro hei de descer para meu filho até o Seol. Assim o chorou seu pai”.

De Davi. “E buscou Davi a Deus pela criança; e jejuou Davi, e entrou, e passou a noite prostrado sobre a terra. (2 Sm 12:16);” “Então tinha o rei Davi saudades de absalão, porque já se tinha consolado acerca de Armom, que era morto.”(13:39); (18:5).
Do homem chamado Jairo. “E rogava-lhe muito, dizendo: minha filha está moribunda; rogo-te que venhas e imponhas as mãos para que sare, e viva”.
E para completar do pai daquele jovem que mencionei no inicio. O filho pródigo (Lc 15:20)”.


Minha Família Um Presente de Deus

OS DEVERES DOS MARIDOS

A Infidelidade conjugal tem sido nos dias de hoje a causa de muitos casamentos serem destruídos (ou em outras palavras a ruína de muitos lares). Sempre há atrás da pessoa infiel uns problemas pessoais, que não é tratado, nem solucionado entre ambos. Como por exemplo: A falta de afetividade (carinho) uma vingança, e outras coisas mais.
O casal que quer ter um lar feliz deve se preocupar com o seu casamento, aprimorando o seu relacionamento a cada dia, tentando resolver suas dificuldades, quando não conseguir entre ambos busque ajuda na igreja ou junto aos seus lideres. Se o casal souber administrar bem o seu casamento as demais coisas nunca irão existir. Como maridos tementes a Deus, recebemos os nossos deveres para com as nossas mulheres dados diretamente por Deus. “Seja bendito o seu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade”. Pv 5:18; “Vós maridos, amai as vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela”. Ef 5:25; 1 Pe 3:7; “Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á à sua mulher.” Mc 10:7; “Se porém, se apartar, que fique sem casar, ou que reconcilie com o marido; e que o marido não deixe a mulher.” 1 Co 7:11). O que o Espírito Santo nos mostra é que os casais não percam a sua salvação; e, que o povo de Deus não venha seguir os costumes do povo do mundo, que se separam por quaisquer briguinhas.
É um dever do marido respeitar a sua esposa . Isto que dizer que o homem tem que viver em perfeita união com a esposa, ou pelo menos tente viver, para que as orações não sejam impedidas de chegarem aos céus. É um dever do marido amá-la. O Marido tem por obrigação amar sua esposa como ama a si mesmo, se possível morrer em seu lugar e nas horas dos seus sofrimentos deve sofrer com ela, chorar como ela, e deve está sempre do seu lado. Muito embora seja difícil que haja nos dias atuais maridos que ame por obrigação, o certo é amar com o mesmo amor que se é amado.
É um dever ser fiel. Ninguém com um resto de bom senso fariam como fez um patriarca que buscou filhos fora do casamento. (Abraão). Respondeu “Jesus: ‘Assim não são mais dois, mais uma só carne, portanto o que Deus juntou não o separe o homem” (Mt 19:6) — a intenção de Deus não é só que os casais fiquem juntos, mas que também haja uma plena união no corpo e na alma, ou seja no físico e no espiritual. Com um amor verdadeiro. Lembre-se que esta união só pode ser desfeita se houver um caso de flagrante de adultério com três testemunhas ou mais. No caso do divórcio o segundo casamento, não é condenado por Deus, a ordem é não separe o homem. Masssss?. Se não conseguem viver juntos o meu conselho é que não adianta insistir.
Para que o casamento seja feliz, é preciso que tanto os maridos como as esposas reconheçam as suas posições, estas não são determinadas apenas pelos os costumes do casamento, mas estão delineadas na própria palavra de Deus (a saber, a Bíblia). Agindo assim estão em harmonia com a qualidade que Deus implantou no homem e na mulher. Quando os criou; sabendo como Ele criou o homem e com que o objetivo. Deus registrou na sua palavra; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo Ele próprio o salvador do corpo; Isso significa que o marido deve assumir o lar, planeja as atividades da família e assumir as responsabilidades pelas as decisões finais, mas isso não o autoriza a reger sua família com rispidez e Crueldade, embora muitos homens tenham exercido está função de modo desonroso, os maridos cristãos devem evitar esse modo, devem estudar cuidadosamente como Cristo exerce seu poder sobre a igreja e daí seguir seu exemplo.
O inimigo de nossas almas vem de mansinho para no tirar a paz, a harmonia e a felicidade que reina em nossos lares através de Cristo Jesus, tentou Adão e a Eva no jardim do éden oferecendo-lhes o pecado em forma de maçã; resultado eles perderam suas bênçãos determinadas por Deus, trazendo a maldição a toda humanidade; ao cederem ao pecado, com isso o homem tem que trabalhar para levar o sustento para sua família. A mulher sofreria dores terríveis ao dar a luz a uma criança. A terra passou a depender das águas das chuvas para darem os seus frutos. A serpente seria esmagada a sua cabeça até que venha morrer, não podia mais falar e nem andar assim ficaria rastejando pelo o resto de sua vida miserável, portanto não é bom desobedecer aos mandamentos do Senhor Jeová. Chega de quando um errar pôr a culpa no outro, Adão pôs a culpa em Eva e vice versa. Mais o bom de tudo isso é que Deus enviou o seu filho Jesus para nos livrar de todo pecado e engano. Que o Deus de misericórdia seja com os maridos e as esposas, hoje e para sempre. Amém.

O AMOR DOS PAIS

É um dever dos pais ensinarem aos filhos. (Dt 4:9; “E ensinai-as a vossos filhos, falando delas, assentando em tua casa, e andado pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te”; 11:19; “E as intimarás a teu filho, e delas falarás assentado em tua casa, andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te” 6:7; “Quando o teu filho te perguntar pelo tempo adiante, dizendo: Quais são os testemunhos, e estatutos e juízos que o Senhor nosso Deus vos ordenou”. (6:20; “Então seu pai e sua mãe pegarão nele aos anciãos da sua cidade, e à porta do seu lugar” 21:19; 31:13; “Porque ele estabeleceu um testemunho em Jacó, e pôs uma lei em Israel, e ordenou aos nossos pais que a fizessem conhecer a seus filhos” Sl 78:5; Is 28:9; “E vós, pais, não provoqueis a ira dos vossos filhos, mas criai-vos na doutrina e a admoestação do Senhor” (Ef 6:4).
1). Deve treiná-los (“Instrua ao menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele”. Pv 22:6; “Os vivos, esses te louvaram como eu hoje faço, o pai aos filhos fará notória a tua verdade”. Is 38:19; “Levanta-te, clama de noite, no princípio das vigias; derrama o teu coração como águas diante da face do Senhor; levanta a ele as tuas mãos, pela vida de teus filhinhos, que desfalecem de fome à entrada de todas as ruas”. Lm 2:19).
2). Deve cuidar para que não falte nada (Porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. “1 Co 12:14)”.
3). Deve ser um disciplinador não um carrasco (“Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e governem bem a seus filhos e suas próprias casas”. 1 Tm 3:12; O que retém a sua vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, há seu tempo o castiga”. Pv 13:24; Castiga a teu filho enquanto há esperança, mas para o matar não alcançarás a tua alma.”19:18; “A estultícia está ligada ao coração do menino, mas a vara da correção a afugentará dele.” 22:15; “Não retires a disciplina da criança; porque, fustigando-a com a vara, nem por isso morrerá.” 23:13)



Nenhum comentário:

Postar um comentário