ADOLESCÊNCIA PRECOCE

III ADOLESCÊNCIA PRECOCE

“Chegou um dos chefes da sinagoga, chamado Jairo e, logo que viu a Jesus, lançou-se-lhe aos pés. E lhe rogava com instância, dizendo: Minha filhinha está nas últimas; rogo-te que venhas e lhe imponhas as mãos para que sare e viva”. (Mc 5:22-23).

A filha de doze anos desse pai desesperado estava à beira da morte, para ele estava acabando a esperança de continuidade da família já que ela era a continuidade do seu clã, (tribo, família ou legado), com a despedida daquela jovem na flor da idade, era o fim, por isso recorreu ao autor da vida; a continuação de todas as coisas.
Outro fato que nos chama atenção é do filho da Sunamita. “Mas a mulher concebeu, e deu à luz um filho, no tempo determinado, no ano seguinte como Eliseu lhe dissera. Tendo o menino crescido, saiu um dia a ter com seu pai, que estava com os segadores. Disse a seu pai: Minha cabeça! minha cabeça! Então ele disse a um moço: Leva-o a sua mãe. Este o tomou, e o levou a sua mãe; e o menino esteve sobre os joelhos dela até o meio-dia, e então morreu”. (2 Rs 4:17-20).

A diferença do pai da menina “Jairo” para o Pai deste menino desta narrativa é que em Jairo houve preocupação com o estado da saúde de sua filha enquanto o pai do menino não deu a mínima quanto seu sofrer, deixando “literalmente” aos cuidados de sua mãe, uma prova de descuido total deste pai.

Por outro lado, os sintomas que atacaram esses adolescentes, hoje com alguns cuidados ficar mais fácil diagnosticar. Por isso é essencial quando qualquer sintoma de qualquer doença aparecer no meio da família tanto o pai como a mãe devem procurar logo assistência medica para diagnosticar o problema.

A bíblia não especifica claramente a causa destas enfermidades que levou a morte destes adolescentes, só a firma que ele sofreu uma forte dor de cabeça; (um tipo de entupimento de alguma veia, o que pode ter causado uma hemorragia cerebral), já a menina ficou em um estado de coma profundo. (morte por parada cardíaca ou falta de ar nos vasos sangüíneos, que fazem a circulação entre o coração e os pulmões e os demais órgãos, dá para entender que esta menina tinha falta de glóbulos vermelhos, ou seja, falta de proteína hemoglobina no sangue, sem esta proteína é impossível ligar o oxigênio ao gás carbônico, pois são estes dois que fazem a transportação de veia em veias. Todos os seres são dirigidos pelo sistema nervoso, e é este que controla as funções desempenhadas pelo organismo, este funciona como uma rede de comunicação entre a cabeça e todos os órgãos do corpo. Onde se destacam os neurônios e as células da glia.
A Dor de cabeça é um sintoma, E não uma doença. É raro uma dor de cabeça ser o sintoma de uma doença grave, mas dores de cabeça freqüentes e intensas podem ser exaustivas e afetar a vida cotidiana. A dor de cabeça mais comum é a cefaléia tensional, mas a que mais incomoda é a enxaqueca. Existem três tipos básicos de dores de cabeça.
Primeiro a dor de cabeça vascular ocorre quando os vasos sanguíneos no cérebro se dilatam e pressionam os nervos, causando dor.
O segundo tipo é a dor de cabeça de contração muscular, que ocorre quando os músculos da face, nuca ou base do crânio ficam contraídos e pressionados. Uma dor de cabeça tensional é um exemplo de dor de cabeça de contração muscular. A enxaqueca e a dor de cabeça tensional são chamadas de primárias porque elas mesmas são a doença.
O TERCEIRO TIPO É A DOR DE CABEÇA SECUNDÁRIA, NESSES CASOS A DOR DE CABEÇA É O RESULTADO DE UMA INFECÇÃO OU AUMENTO DA PRESSÃO DENTRO DO CÉREBRO. AS CAUSAS VARIAM DE DOENÇAS RELATIVAMENTE SIMPLES, COMO A SINUSITE, ATÉ DOENÇAS MAIS GRAVES, COMO OS TUMORES CEREBRAIS.

OS TIPOS DE DORES DE CABEÇA.
Nas duas seções seguintes iremos fornecer detalhes sobre a enxaqueca.
Dores de cabeça tensionais: A dor de cabeça tensional ocorre quando os músculos da face, nuca, ou da base do crânio permanecem pressionados por longos períodos de tempo. Elas são mais comuns do que a enxaqueca, porém, mais fáceis de tratar.

Causas: Uma dor de cabeça tensional normalmente ocorre depois de um acontecimento estressante ou cansaço. A tensão então é traduzida ao desconforto físico muitas vezes com contração da musculatura cervical. A dor de cabeça tensional também pode ser ocasionada por alterações nos olhos, pescoço, dentes, ou maxilar ou pela postura incorreta especialmente quando se mantém a cabeça em um ângulo inadequado enquanto, se lê, dirige, ou assiste televisão. Sintomas: O principal sintoma dessas dores de cabeça é uma dor em pressão, que ocorre na região frontal da cabeça. Essa dor constante, porém de leve intensidade, ocorre em ambos os lados da cabeça. Diagnósticos: A avaliação do diagnóstico implica em uma revisão dos eventos que normalmente precedem as dores de cabeça, bem como um exame físico para afastar qualquer outra doença que poderia estar causando essas dores. Um exame psicológico pode ser conduzido também para detectar qualquer problema emocional que esteja contribuindo para as dores de cabeça. Tratamento: Normalmente o tratamento começa com a eliminação da tensão ou corrigindo problemas físicos que estão causando as dores de cabeça. Os analgésicos, relaxantes musculares, e tranqüilizantes podem ocasionalmente ser usados para tratar dores de cabeça de contração muscular. Além disso, medicamentos antidepressivos podem ser eficazes na prevenção de dores de cabeça naqueles indivíduos que sofrem regularmente com elas.

O FOCO DESTE ARTIGO É A DOR DE CABEÇA ASSOCIADA A INFECÇÕES E TUMORES, QUE É CARACTERIZADA POR UMA SENSAÇÃO DE PRESSÃO NA CABEÇA.
ENXAQUECAS: CAUSAS E SINTOMAS

Uma teoria sobre a enxaqueca é que ela é causada por uma inflamação do nervo trigêmeo, que enerva a face e o couro cabeludo. A inflamação dos ramos nervosos irrita os vasos que se dilatam. A enxaqueca também tem relação com a serotonina, por isso a enxaqueca e a depressão andam sempre juntas. As mulheres são mais propensas a enxaquecas do que os homens, e uma certa personalidade do tipo - compulsiva, perfeccionista, e voltada ao sucesso - parece ser mais suscetível a ter enxaquecas. A enxaqueca ocorre junto com a depressão e a ansiedade.


Causas: Um número de fatores físicos e emocionais pode contribuir para as enxaquecas. As enxaquecas podem ser provocadas por uma redução aguda de ingestão de cafeína ou por alergias a certas comidas ou condimentos (entre eles chocolate, café, comidas gordurosas, álcool, frutas cítricas, glutamato monossódico, e nitratos). O estresse emocional também pode causar enxaquecas, assim como a bebida alcóolica, fumo (cigarro), modificação na pressão barométrica, ou uma interrupção na rotina dos hábitos alimentares e do sono (todos os quais podem ser responsáveis pelas dores de cabeça "de fim de semana" de alguns pacientes que sofrem desse mal). Os fatores cíclicos, sazonais, ou emocionais também podem associar-se com a tendência para ter enxaquecas.

Há um forte componente hereditário na enxaqueca. Muitas mulheres têm enxaquecas pré-menstruais, mostrando que a situação hormonal se associa à enxaqueca.
Sintomas: O sintoma predominante da enxaqueca é uma dor de forte intensidade, pulsátil, de um ou ambos os lados da cabeça. Palidez, transpiração, náusea, e sensibilidade à luz e ao barulho vêm junto com a dor. Uma sensação de aviso, ou aura, pode indicar uma enxaqueca chegando. Antes de começar a dor, algumas pessoas podem ver luzes brilhantes ou "estrelas cintilantes", e sensação de formigamento nos braços e nas pernas. Na próxima seção, vamos focar mais alguns detalhes importantes sobre enxaquecas - diagnóstico tratamento e prevenção.

NEM UM ESPECIALISTA NESTA ÁREA PODE AFIRMAR QUE A CAUSA DA MORTE DESTE MENINO FORAM ESTAS HIPÓTESE, POIS PARA ISTO PRECISARIA DO CORPO PRESENTE PARA UMA ANALISE FEITA ATRAVÉS DA AUTÓPSIA, PORÉM É UMA HIPÓTESE.

Senão fosse a coragem e a determinação daquela mãe em procurar o profeta Eliseu e a fé daquele pai desesperado ao procurar Jesus eles teriam morrido. E quantos adolescentes por falta dos cuidados dos pais têm perdido suas vidas precocemente.

OS CUIDADOS ESPECIAIS DOS PAIS.

Antes do aparecimento da primeira regra “a idade da puberdade”, esta é uma das fases das mais difíceis na vida da criança que passa para esta idade, não desprezando a fase dos primeiros dias de vida que é uma verdadeira correria, de noites acordado para amamentar, para dá remédio trocar as fraldas e etc. Nesta idade os cuidados passam ser especiais.

Veja os cuidados dos pais de Jesus quando perceberam que ele não estava no meio de sua parentela. Quando Jesus completou doze anos, subiram eles segundo o costume da festa; e, terminados aqueles dias, ao regressarem, ficou o menino Jesus em Jerusalém sem o saberem seus pais; julgando, porém, que estivesse entre os companheiros de viagem, andaram caminho de um dia, e o procuravam entre os parentes e conhecidos; e não o achando, voltaram a Jerusalém em busca dele. E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, sentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os. E todos os que o ouviam se admiravam da sua inteligência e das suas respostas. Quando o viram, ficaram maravilhados, e disse-lhe sua mãe: Filho, por que procedeste assim para conosco? Eis que teu pai e eu ansiosos te procurávamos. Respondeu-lhes ele: Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devia estar na casa de meu Pai? Lc 2:42-49”.

PUBERDADE

A menina cresce, “espicha-se”; depois, seu tamanho se estabiliza e, logo em seguida, se esboçam as formas femininas: ai vem às insinuações dos seios, seu corpo sofre uma transformação, aparece à primeira pilosidade pubiana e, em alguns meses mais tarde, a pilosidade das axilas; as glândulas sebáceas manifestam em muitas das vezes em formas de acne ou pela seborréia, que desaparecem geralmente no final da puberdade. Por causa da diminuição das cordas vocais, a voz muda, fica mais aguda.

É também a época do enrubescer repentino, das crises de vergonha ou pudor. Nesta fase a (o) adolescente apresenta as mãos umedecidas como forma de um mal-estar sem causa específica, todos estes fenômenos são manifestações do sistema neuro-vegetativo do adolescente.

EM QUE IDADE SE INICIA

Varia segundo a nacionalidade, o clima, e alimentação e até mesmo de acordo com o meio social. Segundo as estatísticas, constatou-se que a filha única, ou a que pertence a uma família pouco numerosa, tem um desenvolvimento mais precoce “mais cedo”. Ao passo que nas famílias numerosas, no meio operário “pessoas de pouca renda” ou agrícola “que vivem no meio rural, ou nas comunidades carentes”, estas crianças têm um desenvolvimento mais tardio, devido, principalmente, a uma alimentação deficiente.

No Brasil, a puberdade aparece em geral entre os 9 e 13 anos no sexo feminino, completando-se aos 16 anos. Repousando sobre o conjunto de glândulas endócrinas (as glândulas endócrinas produzem hormônios, uma substância química que é lançada diretamente no sangue), que é controlada pela hipófise (hipófise localiza-se na base do cérebro, sua parte anterior produz o hormônio do crescimento e hormônios que regulam as atividades das outras glândulas, sua parte posterior armazena dois hormônios: ocitocina a qual é responsável pelas as contrações uterinas e antidiuréticas que atuam nos rins controlando a quantidade de água que é eliminada das urinas. Esse mecanismo é assegurado principalmente pelo funcionamento desta última que vem dos ovários (gônadas) e das supra-renais.

A hipófise segrega vários hormônios, entre os quais, alguns estimulantes das funções genitais, que seja no homem, que seja na mulher. Esses hormônios são em parte eliminados através da urina, e é através destes que se obtêm preciosas informações quando se trata de situar a origem de um desequilíbrio hormonal. Estimulados pela hipófise, os ovários fabricam dois hormônios femininos: a foliculina ou estrogênio e a luteína ou progesterona. Esses hormônios, por sua vez, serão responsáveis pelo desenvolvimento dos caracteres sexuais secundários femininos e dos órgãos genitais. Ao mesmo tempo, as supra-renais, “que são pequenas glândulas situadas em cima dos rins”, estas por sua vez segregam substâncias andrógenas, ou seja, os hormônios masculinos, que concorrem, juntamente com os hormônios femininos, para estabelecer um constante equilíbrio hormonal.

Na puberdade, as meninas queixam-se algumas vezes de dores abdominais, mas não sabem indicar exatamente o local de onde vêm essas dores, o que leva crer que são imaginárias. De fato, tais dores estão relacionadas com o sistema nervoso, com a atividade hormonal e com a posição da coluna vertebral. Localizadas na pequena bacia, de onde se irradiam até a zona lombar. Essas dores são agravadas pelas viagens de trem e de ônibus e pela permanência em pé por longos períodos. Qual seria a doença da filha de Jairo e do filho da sunamita

O PAPEL DOS PAIS.

No momento da puberdade, as crianças têm a curiosidade sexual despertada, o que faz com que perguntem, muitas vezes às escondidas, sobre todos esses mistérios que as rodeiam, correndo o risco de serem mal informadas e perturbadas por noções falsas e alarmantes. Eis por que a mãe deve, assim que achar conveniente, instruir a menina sobre a puberdade, empregando uma linguagem simples e clara, que prepara a filha, deixando-a mais segura e dando-lhe certeza de que tudo, aquilo que vai lhe acontecer é absolutamente normal e maravilhoso.

A criança cresce e seu organismo, em plena transformação, precisa de cuidados especiais que nem sempre são compensados pela alimentação normal.

Deve-se fazer exame de sangue, e, se este acusar uma dosagem baixa de glóbulos vermelhos, será necessário a administração de ferro e vitamina B12. Pois pode ser uma anemia e é conveniente; - observar as glândulas endócrinas em geral e, particularmente, a hipófise, que segrega um hormônio de crescimento ou somatotrópico, cujo papel é de capital importância desde a infância até se completar o crescimento; - regularizar o sistema nervoso por meio da administração de doses pequenas de calmantes prescritos por especialista, e que agem, principalmente, sobre as perturbações do sistema nervoso ligadas aos desequilíbrios endócrinos.


A SAÚDE E A BELEZA NA ADOLESCÊNCIA.

Durante sua puberdade, a criança tem grande necessidade de cálcio, pois a ossatura se está solidificando definitivamente; todo o organismo, em plena expansão, este precisa de substâncias, que, sendo-lhe negadas, podem resultar em distúrbios posteriores. O número de calorias que um adolescente necessita depende essencialmente das suas atividades físicas. O cálculo da quantidade de calorias deve também ser feito em função da quantidade do alimento. No caso das crianças magras demais ou obesas deve-se consultar um médico especialista no assunto para estabelecer a dieta adequada e o seu conteúdo do calórico.


SER MAGRA OU GORDA NEM SEMPRE É UMA DOENÇA

Dai-me a gordura que te darei a formosura, assim diziam nossos avôs. Era a época em que a felicidade e até o sucesso pessoal de alguém podiam ser medidos pela sua corpulência. Nesta época a gordura era sinônimo de riqueza, e a magreza era sinal de pobreza e de doença. Em tempos idos: A Olympia de Manet, As Madonas Italianas, a formosa Gioconda eram símbolos de beleza. A própria Venus de Milo que hoje vestida, seria recusada como manequim, era na época um exemplo de beleza invejável e muito imitado. Os pintores então pintavam com seus bustos opulentos, suas formas roliças e exuberantes era objeto de inveja de todas as mulheres. Era esse o supremo objetivo a ser atingido se quisesse ser imortalizada nos quadros, nas estatuas, nos versos e prosas. Ou simplesmente ser amada e admirada.

Se olharmos para os quadros caríssimos que trazem as belezas rechonchudas de Rubens, ou as louras opulentas de Renoir, hoje em dia, estariam se submetendo a rigorosos regimes para emagrecer, pois o que constituía o seu chame e um dos seus triunfos mais poderosos, na vida e no amor, seria apenas, segundo os cânones atuais, a obesidade. Porque existe agora esta obsessão do medo de engordar? Ou a idéia fixa de emagrecer?

O tratamento da obesidade virou uma corrida para a perda, ou em busca, do peso ideal, ora, porque os maridos ou esposas tem se comportado estranhamente e às vezes até insinua certas palavras grosseiras, chamando de gorda (o) ou magrela (o), mas preste atenção é leviandade tentar perder peso ou tentar engordar por que alguém te acha gorda (o) ou magra (o) ou mesmo por que sua amiga (o) fez e deu resultado ou acreditou demais nas propagandas dos veículos de comunicação que muitas das vezes oferecem verdadeiros milagres com tratamentos incertos e que podem inclusive acarretar graves danos a saúde. Nunca é demais lembrar que cada um deve ter bom-senso, se a pessoa se ama a si mesmo, este é o primeiro sinal da cura do tratamento, e acima de tudo não se esqueça, de que a gordura ou a magreza excessiva podem ser um sinal de desequilíbrio orgânico que sempre deverá ser tratado sob orientação de um profissional competente.

Na adolescência, ou em qualquer idade, a obesidade representa essencialmente um desequilíbrio entre o que o individuo ingere, tem-se uma quota energética que os alimentos levam ao organismo, uma quantidade exata que ele gasta. Se o adolescente tem uma vida sedentária e come mais do que o seu organismo gasta, é natural que esse excesso de alimento se converta em gordura. Porém se ele tem uma vida onde pratica esporte e leva sua vida com intensidade, sua alimentação deverá ser proporcional ao seu desgaste. Entre os anos 13 e 15, sua alimentação deve ter maiores cuidados para que O não venha ocorrer uma obesidade ou uma magreza excessiva. Sua alimentação deve ser estudada por um especialista e orientada em função da sua quantidade e qualidade.

A grande onda de obesidade pode ter origens diversas, que cabe ao médico especialista descobrir, mas de antemão, geralmente, está ligada a própria puberdade, coincidindo com o desenvolvimento do seu organismo e tomando, algumas vezes alguns cuidados alimentar as proporções alarmantes (da obesidade ou magreza) pode ser combatido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário