IGREJA SEM MISSÃO É UM CLUBE

TODO DIA MORREM APROXIMADAMENTE 55 MIL PESSOAS NO MUNDO SEM CONHECER A JESUS.
VOCÊ PODE AJUDAR A MUDAR ESTA SITUAÇÃO!
RESPONSABILIDADE MISSIONÁRIA DA IGREJA
RESPONSABILIDADE SIGNIFICA COMPROMISSO PERMANENTE DA IGREJA COM A OBRA MISSIONÁRIA.
1. PROPÓSITO E MISSÃO:
O propósito de Deus na Igreja é Missão. A palavra Missão é usada para expressar o sentido amplo do trabalho missionário que se acha na Bíblia.
É a função total da Igreja .
2. MISSÕES:
É o trabalho específico de enviar pessoas ( não necessariamente para um outro país, mas para aqueles que não conhece a Cristo), para evangelização e a implantação da Igreja do Senhor Jesus Cristo.
3. NECESSIDADE:
Missões só tem sentido se há uma necessidade - alguma coisa para fazer, e a necessidade urgente de fazer missões é o fato do pecado, no seu terrível poder e conseqüências. Gen.3:1-7; Rom. 1:18-25; Rom. 5:12-19; Gen.6:5; Jer 17:9; Ef. 2:1-3; Rom 3:23.
4. O IMPERATIVO DE MISSÕES:
O imperativo de missões é fundamental na própria natureza de Deus: IDE E PREGAI Mt 28.19-20 - Por causa da universalidade de Deus: Deus de tudo e todos; O único Deus.
a . O Senhor é o Deus de todos e de tudo (Ex. 19:5b; Amós 1:3 a 2:3; Is.10:5-17, 13:1-22, 44:28 a 45:13, Jr.25:9, 51:11, Sl 96, 139:8.
b. O Senhor é o único Deus ( Dt 6:4, Is.44:6).
- Por causa da glória do Senhor Deus: O propósito da salvação; o propósito de tudo.
a . O propósito do Senhor Deus em nos salvar e abençoar é a Sua Glória (Ef 1:3-14, Sal 65, 57, etc.).
b. A glória a Ele é o objetivo de tudo. (Rm 11:33-36).
c. A Sua glória é mencionada 175 vezes no livro de Salmos e inúmeras vezes na Bíblia inteira.
d. - Por causa da natureza do Senhor: É Espírito; É Luz; É Amor.
a . O Senhor é Espírito onipresente, não sendo limitado por um corpo (Jo 4:4)
b. O Senhor é Luz penetrante que vence a escuridão. Por isso Ele pode ser presente em todos os lugares. (I Jo 1:5).
c. O Senhor é amor. O Amor se comunica, como Ele o fez, se manifestando em Cristo. ( I Jo 4:8, 16, Jo.3:16, Rom 5:5-8).
5. A IGREJA E MISSÕES:
a . O PROPÓSITO DO SENHOR PARA A IGREJA :
O propósito do Senhor para a Igreja é Missão, e especificamente neste estudo, a realização de Missão no trabalho de Missões. Para este fim a Igreja tem que manifestar a presença do Senhor Deus. (Ef. 3:10-11, 5: 25-27, At. 2:41-47).
b . A IGREJA NO NOVO TESTAMENTO:
A Igreja no Novo Testamento era a autoridade escolhida por Deus para o envio de missionários ( At.13:1-3). "Impondo as mãos...” é símbolo de autoridade em enviar. É uma dispensação de autoridade e a responsabilidade da Igreja na vida e ministério daquele que foi enviado. Ela está aprovando a pessoa para ser representante de Deus e daquela Igreja Local ou denominacional.
b1. Então a Igreja tem que reconhecer sua responsabilidade na vida de missão em ORAR, CONTRIBUIR, AMAR, SOCORRER E COMPREENDER.
b2. O missionário já que todos são missionários devemos reconhecer também nossas responsabilidades para com a Igreja (At 14:24-28). Paulo sempre voltava primeiro para Antioquia para estar com sua Igreja local.
6. O SUSTENTO DE MISSÕES:
a . ORAÇÃO:
Como as demais atividades da igreja, o trabalho de missões é movido a oração.
A oração é uma arma poderosa para se vencerem barreiras e se alcançarem metas. Através da oração podemos ver as janelas dos céus abertas e as bênçãos de Deus sobre o Seu povo. A oração move o coração de Deus.
Não há problema ou dificuldade que resista a uma oração persistente.
Deus responde à oração, e o trabalho de missões só pode ser sustentado através de muita oração.
Estamos numa guerra espiritual.
Fazer missões é lutar diretamente contra as hostes satânicas.
Jesus disse que as portas do inferno não prevalecerão contra a Igreja ( Mt 16:18); disse ainda que devemos amarrar o valente e saquear-lhe os bens (Mc 3:27).
A Bíblia também nos diz que Deus nos tira do reino das trevas e nos transporta para o reino do filho do Seu amor (Cl. 1:13-14).
Portanto, o bom crente usa tática de combate.
Ele amarra o diabo, invade sua propriedade e "rouba-lhe" os bens, que são almas em seu poder, encaminhando-as para o reino de Jesus Cristo.
Através da Igreja, o bom crente derruba as portas do inferno, entra, amarra o valente e saqueia-lhe os "bens"; isto é feito através da oração.
O inimigo treme de medo quando vê um crente orando.
Devemos reconhecer nossa posição em Cristo, que é de superioridade e vitória sobre todo poder do mal. Em Ef. 1:20,21, encontramos:.. "o qual exerceu ele em Cristo, ressuscitando-O dentre os mortos, e fazendo-O sentar à Sua direita nos lugares celestiais, acima de todo principado, e potestade, e poder, e domínio, e de todo nome que se possa referir não só no presente século, mas também no vindouro".
Vejamos agora, nossa posição, em 2:6:... "e juntamente com Ele nos ressuscitou e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus" .
Veja bem isso: Quando aceitamos Cristo, somos colocados nas regiões celestes em Cristo; portanto, estamos na mesma posição de Jesus, ou seja acima de todo principado e potestade.
Em outras palavras, o inimigo está debaixo dos nossos pés. Aleluia!
Em Efésios 6: 10-20, o apóstolo Paulo fala sobre a armadura de Deus na luta contra o diabo, e nos versos 18 e 19 explica que esta armadura é movimentada através da oração.
Missões é um trabalho de batalha espiritual, que ataca e destrói as fortalezas do inimigo; e isto é feito através da oração.
Sugestões de oração missionária:
• oração pelos obreiros: "Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a Sua seara (Mt.9:38);
• oração pelas igrejas: " E também faço esta oração: que o vosso amor aumente mais e mais em pleno conhecimento e toda a percepção, para aprovardes as cousas excelentes e serdes sinceros e inculpáveis para o dia de Cristo, cheios do fruto de justiça, o qual é mediante Jesus Cristo, para glória e louvor de Deus (Fp 1:9-11).
• Uma igreja frutífera é aquela que faz a obra de missões.
• oração pelos missionários: "Com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito, e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos, e também por mim: para com intrepidez fazer conhecido o mistério do evangelho. ( Ef.6:18 e 19). O apóstolo Paulo reconhecia que sem a oração dos irmãos, seu trabalho não seria eficaz. Precisamos orar para que os missionários tenham a autoridade espiritual necessária para executar a obra. Além disso, precisamos orar pelas suas necessidades pessoais, a saber: adaptação a aspectos culturais, como língua, alimentação e costumes; saúde, emoções, etc. Precisamos aprender a orar pessoal e objetivamente pelos missionários.
• orar para que O Senhor Deus abra portas: "Suplicai ao mesmo tempo, também por nós, para que Deus nos abra porta à palavra, a fim de falarmos do mistério de Cristo, pelo qual também estou algemado (Cl.4:3).
• orar pelas finanças: "Todavia, fizestes bem, associando-vos na minha tribulação. E sabeis também vós, ó filipenses, que no início do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja se associou comigo, no tocante a dar e receber, senão unicamente vós outros; porque até para Tessalônica mandastes não somente uma vez, mas duas, o bastante para as minhas necessidades (Fp 4:14-16). É através da Igreja que o sustento missionário é levantado. Por isso, precisamos orar pelas finanças para que Deus supra as necessidades da Igreja, de modo que ela tenha condições de manter o missionário no campo. Deve-se estabelecer um alvo e orar para que possamos ultrapassá-lo. Deve ser um alvo de fé. Algo materialmente impossível aos olhos humanos, para provarmos a benção da oração.
• orar pedindo grandes coisas: "Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos, ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós, a ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por todas as gerações, para todo o sempre. Amém (Ef 3:20,21). Muitas vezes não conseguimos as coisas por incredulidade e reclamações, como o povo de Israel no deserto. Se a Igreja é a Igreja do Senhor nosso Deus, vivo e todo poderoso, então ela é grande, porque tem um Deus grande. Apropriemo-nos da vitória pela fé, através da oração. Muita oração, oração fervorosa, oração persistente!
IDÉIAS PRÁTICAS PARA O MOVIMENTO DE ORAÇÃO
1.Reuniões especiais de oração:
Separe alguns dias da semana para cultos especiais de oração pró-missões. Talvez uma noite da semana, talvez domingo de manhã; verifique seu calendário e separe um ou mais dias especiais para reuniões de oração.
Porém, use esta reunião somente para assuntos missionários. Qualquer outro pedido de oração que não esteja ligado à obra de missões deverá ser encaminhado para outra reunião de oração.
Seja criativo, use mapas, fotos, cartas, etc.. para motivar o povo ã oração. Use livro ou outra fonte de informações. Divida a igreja em grupos, e comece um movimento de oração pró-missões.
2.Reunião de oração nos lares:
Você poderá desafiar os membros da igreja a se reunirem nos seus bairros, cada dia numa casa, para reuniões especiais de oração. Cada lar poderá adotar um país pelo qual deverá orar.
3.Oração nos cultos da igreja:
Separe um momento especial no culto da igreja, para orar por missões.
4. Oração nas classes da escola bíblica de sua igreja local:
Cada professor deverá ser desafiado para usar um tempo da classe para orar pela a missão da igreja. Organize a "sala de oração missionária" :
Faça do seu quarto "Sala de oração missionária". Decore-a com motivos missionários, colocando mapas, fotos, estatísticas, pedidos de oração, etc.
Há duas coisas que não devem existir na sala. Primeira é não deve existir chave, pois deverá sempre estar aberta 24 horas por dia e segunda, não pode haver cadeiras, porque é um lugar para se estar de joelhos, em oração.

Introdução
DEUS TEM PROMOVIDO um despertamento missionário. De Norte a Sul, e de Leste a Oeste, as igrejas evangélicas brasileiras estão orando por missões.
1. DEFINIÇÃO
O Departamento de missão. Consiste em uma equipe de homens e mulheres que amam a obra missionária e deseja ver sua igreja participando do projeto missionário de Deus para o mundo.
O grupo é formado por membros da igreja, sob a direção do pastor ou de um líder de sua confiança. Por meio de sua função — ajudar a igreja em suas decisões e práticas missionárias —, o grupo se torna o elo entre a igreja local e o mundo sem Cristo. É essa equipe que Deus pode usar para manter acesa no coração dos crentes a chama do amor pelas pessoas sem Cristo. Além disso, O Departamento de missão se torna também um poderoso instrumento de apoio aos que estão no campo e às organizações missionárias que procuram cumprir o mandado de Jesus para fazer discípulos de todas as nações.
“Departamento de Missões”.
A designação pode variar de acordo com a estrutura e o tipo de administração da igreja local. As atribuições, porém, são basicamente as mesmas, com algumas variações, considerados e a abrangência e a função na visão de ministério de cada igreja.
3. QUALIFICAÇÕES DOS MEMBROS
Os membros do Conselho Missionário devem ser:
> Pessoas convertidas, que tenham experiência pessoal com Jesus;
> Membros da igreja, experientes na vida cristã;
> Pessoas que amam a obra missionária;
> Contribuintes fiéis, prontos a cooperar financeiramente com a obra missionária;
> Pessoas dispostas a investir tempo e talentos em missões;
> Pessoas de visão missionária, que nutrem amor pelos perdidos de todas as nações;
> Pessoas abertas ao ensino e prontas a crescer por meio de leituras, de cursos e de encontros.


IGREJA SEM MISSÃO É UM CLUBE

“Então, JESUS contou esta parábola: Um homem tinha uma figueira em sua plantação de uvas, E, quando foi procurar figos, e não encontrou nenhum. Ai disse ao homem que tomava conta da plantação: - Olhe, faz três anos seguidos que venho buscar figos nesta figueira e não encontro nenhum. Corte esta figueira! Por que deixá-la tirando a força da terra sem produzir nada? Mas o empregado respondeu: - Senhor deixe à figueira ficar mais este ano, vou afofar a terra ao redor dela e pôr bastante adubo. se no ano que vem ela der figos muito bem! Se não der, então mande cortá-la”. – Lc. 13:6-9.

Gostaria de refletir com os irmãos sobre aquilo que DEUS mais espera de nós, e aquilo que DEUS não espera de nós. – Vamos falar de dar frutos ou não dar frutos. – Ganhar almas ou não ganhar almas. – Fazer missões é dar frutos.
Quando observamos atentamente essa parábola vamos ver que ela é uma advertência do Senhor JESUS, para quem não se preocupa em ganhar almas, ou seja, só preocupa com sua própria salvação.
O verdadeiro cristão tem um compromisso com DEUS, que é dar fruto, ganhar almas.
Existem muitas almas se perdendo agora, em todos os lugares, e até bem próximo de nós, em nossa família; pessoas que amamos e precisam ser salvas, e essa é a nossa principal missão.

A Palavra de DEUS nos ensina, o caminho que devemos seguir. “Então JESUS chegou perto dos discípulos e disse: - DEUS me deu toda autoridade e poder no céu e na terra. Portanto, vão a todos aos povos do mundo e façam com que sejam meus discípulos (seguidores), batizando esses seguidores em nome do Pai, do Filho e do Espirito Santo, e ensinando-os a obedecer a tudo que tenho ordenado a vocês. E lembrem-se disto: Eu estou com vocês todos os dias, até o fim dos tempos.” – Mt. 28:18-20.
“Vocês sabem que fiz de tudo para ajudar vocês, anunciando o Evangelho e ensinando publicamente e de casa em casa.” – At. 20:20
“Todos os dias, no pátio do Templo e de casa em casa, eles continuavam a ensinar e a anunciar à boa noticia a respeito de JESUS. O Messias.” – At. 5:42
O dono da vinha disse assim: - “Venho procurar fruto nesta figueira é não acho”.
Nós somos a figueira. Diante disto uma pergunta para o nosso coração responder.
Estamos dando fruto?
Fazemos jus ao nosso nome chamado?
Temos sido usados como grupos missionários pelo Espírito Santo para ganharmos almas?
A ordem do Senhor JESUS para nós quando se trata de almas, dar frutos, abrange quatro ações. “Porém, quando o Espirito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder (autoridade) e serão minhas testemunhas em Jerusalém (nossa família), em toda Judéia (Todos os nossos parentes) em Samaria (nossos vizinhos, amigos, colegas), e depois, até os lugares mais distantes da terra.” – At. 1:8.
A figueira não pode ter somente folhas verdes e flores, é preciso dar fruto.
Muitas pessoas em muitas igrejas estão igual à figueira descrita nesta parábola, tem tudo para dar fruto, fazer missões, ganhar almas, mais não faz nada para isto, e isto também tem sido o fracasso onde muitas igrejas têm deixado de crescer.
Precisamos olhar para a mensagem da figueira, como servos escolhidos que somos, antes que seja tarde.
Fazer missões tem por base o trabalho dos grupos de pessoas determinadas, se isto não acontece, não há como ter crescimento dentro de uma igreja.
Missões é mais que um dever é um sacerdócio santos dado por DEUS.

Envolvendo a Igreja com Missões*
"E ali pregavam o evangelho." Atos 14:7
A igreja descrita em Atos dos apóstolos não é perfeita! Há entre muitos o mito da igreja perfeita e frequentemente atribui-se às igrejas citadas nos escritos de Lucas status da perfeição.
Atos é um livro "aberto", não tem benção apostólica, conclusão, está "aberto" porque trata da história da igreja de Cristo que perdura e se desenvolve até hoje.
É perfeita na revelação, na teologia, na eclesiologia, mas não na história.
No entanto há muito que aprender com essas primeiras comunidades cristãs, pois, sobretudo, nos mostra a igreja de Cristo em sua essência mais pura:
Missões!
Uma igreja cada vez mais envolvida com missões é o que todo líder de visão deseja ter a despeito do bombardeio de prioridades outras que acometem a igreja, estou convencido de que não poderemos agradar a Deus se não formos uma igreja missionária de fato, e eis a razão desta mensagem sobre missões.

Envolver a igreja com missões implica em reafirmar sua essência para fortalecer suas raízes. (At.1:8; Mt. 28:18-20).
Igrejas missionárias são realizadas por meio desta "bendita mesmice" da grande comissão.
Muitas igrejas enjoaram de viver em função de missões e por isso erraram o alvo, corromperam sua prioridade, mas não há como ser igreja bíblica longe de sua essência maior que é missões!
A grande comissão traz uma imagem de auto entendimento para a igreja, pois há um padrão cíclico: Ir, ensinar, batizar, equipar e enviar.
A igreja de Jesus só pode achar a sua mais plena expressão para o mundo, dentro do Reino de Deus se viver sua natureza de povo missionário.
Jesus estabeleceu a visão da igreja quando disse o que fazer, ou seja, "... fazei discípulos.." Jesus esclareceu a missão da igreja, ou seja, onde fazer "... tanto", "como", "e".
Alguns missiólogos discutem se missões se realiza no bairro da igreja ou se é apenas nas regiões além fronteiras e eu particularmente não entro nessa discussão, só olho para essas expressões de Jesus e percebo uma simultaneidade e um mesmo nível de importância entre a rua onde a igreja está instalada.
Igrejas missionárias mantém o caráter essencial de igreja. (I Pe. 2:9) "Não há outra igreja, a não ser a igreja enviada ao mundo, e não há outra missão, a não ser a da igreja de Cristo."
Até que ponto a igreja corresponde ao seu nome, até que ponto ela existe como uma manifestação prática de sua essência, até que ponto ela é de fato o que aparenta, até que ponto ela cumpre o que afirma e atente às expectativas que suscita? (At.2:47).
Essa igreja, dita primitiva, foi fiel à sua razão de existir quando se faz relevante em Jerusalém (At. 2:47;6:7), ultrapassando as fronteiras da Judéia, chegando à Samaria (At. 8:5-24) e avançando além das fronteiras da Palestina. (At. 9:31; At. 11:19-21)
Envolver a igreja com missões implica em conscientizar a liderança para provocar mobilização.
Nós somos as molas propulsoras que Deus tem usado para promover e provocar uma maior mobilização de nossas igrejas com missões, pois "Tudo se levanta ou cai na liderança."
O pastor é a chave! Às vezes há muito movimento e pouco deslocamento na liderança, a mudança de atitude do apóstolo Pedro foi essencial à visão missionária da igreja primitiva, por exemplo, no dia de Pentecostes (At.2:14), na postura diante do sinédrio (At.4:19-20), no reconhecimento da conversão dos samaritanos (At.8:14), na quebra de barreiras em relação à conversão de gentios. (At.10) O mesmo acontecendo com Paulo, Barnabé e outros líderes.
Igrejas missionárias se alimentam e se retro-alimentam com a visão proporcionada por seu líder, pois missões não pode ser apenas uma data na agenda ministerial da igreja, missões é a agenda ministerial da igreja, agenda essa, que nós líderes controlamos.
É por isso que quanto mais espaço para missões abrirmos, mais espaço para missões nossa igreja fará. A igreja em Jerusalém era um reflexo da postura dos apóstolos (líderes), era uma igreja cheia da Palavra de Deus (At. 02:42), o envolvimento com missões passa por um púlpito que revela os ensinos da Palavra a esse respeito (At.6:7).
Aquela igreja em Jerusalém era uma igreja cheia de comunhão (At.2:42)
Uma comunhão em torno de um esforço comum, mas hoje muito se apregoa o que chamo "Koinonite" e não a Koinonia (comunhão).
"Koinonite" é uma enfermidade que torna a igreja ensimesmada, míope, que não vê além do umbigo, mas Koinonia nos faz ver além do aqui e agora, nos faz ver o ali e além.
Philip Yancey afirmou o seguinte: "A igreja é a única sociedade cooperativa do mundo que vive em benefício dos que não são membros."
Isso é missões!
Aquela igreja em Jerusalém era uma igreja de ação. (At.13:1-3)
Igrejas missionárias exigem líderes dinâmicos, vigorosos, otimistas, que possam dirigir as aptidões e os recursos potenciais dos membros.
Nós líderes somos catalisadores para a mobilização do povo de Deus em missão no mundo, por isso, não podemos levar a igreja a pensar que ela serve apenas para mandar dinheiro.
Missões é muito mais que isso, assim, quando nos informamos sobre as necessidades, projetos, êxitos da obra missionária no Brasil e no mundo, provocamos reações incríveis por parte da igreja.
Está em nós, liderança, a obrigação de abrir a visão do nosso povo para sua consciência de missão e mobilizá-los em torno disso, porque se não promovermos missões constantemente em nossa igreja, ninguém o fará!

Envolver a igreja com missões implica em valorizar os recursos para superar os limites.
Uma igreja envolvida com missões verá os recursos necessários para o cumprimento dessa tarefa surgirem, tanto recursos financeiros quanto recursos humanos e espirituais.
Sobre estes aspectos do envolvimento da igreja com missões outros colegas nas outras palestras abordarão com detalhes. Por isso, não irei além.
O pós modernismo conspira contra a obra missionária, a eclesiologia moderna conspira contra a obra missionária mas "... nós não podemos deixar de falar das coisas que temos visto e ouvido", por certo essa obra é inacabada, e se nossa geração vai concluí-la Deus o sabe, mas o essencial é que, no que está em nossas mãos, façamos da melhor maneira possível para a glória e honra de Deus!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário